Simbologia

VALLEY FOLD = “DOBRA EM VALE”
Dobra em Vale

Valley Fold é quando fazemos uma dobra formando uma depressão no local. É indicada com uma linha tracejada e uma seta com a ponta simétrica que indica o movimento do papel.

MOUNTAIN FOLD = “DOBRA EM MONTANHA”Dobra em Montanha

Quando fazemos a dobra para longe, formando um pico, temos a chamada Mountain fold. Esta dobra é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica que indica o movimento do papel.

De modo geral, se a seta é simétrica dobramos o papel na nossa direção, se a seta é assimétrica o papel é dobrado paro o outro lado, para longe.

FOLD AND UNFOLF = “DOBRAR E DESDOBRAR”

Dobrar e Desdobrar

O símbolo que representa o dobrar e desdobrar é uma seta que vai e volta sobre ela mesma. O resultado final é apenas a marca da dobra, que é indicada com uma linha contínua e fina.

PUSH HERE = “EMPURRAR AQUI”

Empurrar aqui

Uma dobra Push Here é indicada por um seta branca com uma cauda mais grossa também em branco, indicando que o papel deve ser empurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido.

CONFIGURAÇÕES DAS BORDAS DO PAPEL

Configurações das bordas do papel

Existem diferentes formas de se fazer um zig-zag : em toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para frente – uma Valley seguida de uma Mountain – (exemplo da esquerda) ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas indicando o modo como o zig zag vai ser feito.

DAR ATENÇÃO A PONTOS
Dar atenção a pontos

Quando uma dobra pouco usual é feita e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para poder seguir bem o movimento do papel.

RODAR

Rodar

Um círculo com duas setas mostrando a direção e o quanto se deve virar indica que se deve girar o seu origami.

DISTÂNCIAS IGUAIS
distancias iguais

Os símbolos da imagem indicam que as dobras devem ser feitas de modo que duas ou mais distâncias sejam iguais.

ÂNGULOS IGUAIS

angulos iguais

Arcos semelhantes indicam os ângulos que devem ser iguais.

DOBRAR E TORNAR A DOBRAR SOBRE A ÚLTIMA DOBRAsimbolos

A seta tocando o papel mais de uma vez indica a quantidade de dobras Valley Fold que devem ser feitas.

OPEN SINK = “AFUNDAR ABERTO”

simbolos

Indicado por uma seta branca sem cauda, é uma maneira específica de inverter um ponto até que ele fique todo achatado ao se fazer um ponto intermédio.

CLOSED SINK = “AFUNDAR FECHADO”
simbolos

Indicada por um seta preta sem cauda, é uma dobra menos comum onde se inverte o ponto sem desdobrar nada.

VIRAR O PAPEL AO CONTRÁRIO

simbolos

Indicado por uma seta fazendo um loop, deve-se virar o papel todo ao contrário, na direção da seta.

TIRAR PAPEL “DAQUI”

simbolos

Deve-se tirar o papel do interior do seu origami ou desdobrar aonde é indicado por uma seta branca com uma cova na cauda.

VISTA DO INTERIOR

simbolos

Esta linha tremida é usada para mostrar partes escondidas do seu origami para que você possa comparar e ver se está fazendo certo.

LINHA DE RAIO X

simbolos

Uma linha com pontos serve para indicar uma dobra ou borda escondida. As vezes é usada para projetar a posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.

A Linha de Raio X é geralmente usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha, enquanto a Vista do interior é para estruturas mais complexas.

PRÓXIMO PASSO COM VISTA EM MAIOR ESCALA

simbolos

Indicada por uma seta branca com a cauda que vai aumentado, mostra uma imagem aumentada do próximo passo.

PRÓXIMA VISTA A PARTIR DO ÂNGULO INDICADO

simbolos

Um olho de lado é útil em origamis tridimensionais, pois indica que o próximo passo é desenhado de acordo com a vista do olho desenhado.

SEGURAR “AQUI” E PUXAR

simbolos

Um círculo com uma seta ligada significa segurar o papel na posição do circulo e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.